segunda-feira, 3 de abril de 2017

Quem é a Lâmpada da História?

Degradação de narrativa oral em menos de 10 minutos envolvendo menos de 40 crianças:

Original: "Jesus Cristo é a luz do meu caminho."
Resultado: "A lâmpada da história se chama Júlia."

Sabendo que os evangelhos foram escritos mais de um século depois dos supostos eventos narrados e passando por muito mais pessoas, como é que dá pra acreditar que ainda tenha sobrado um pingo de integridade da narrativa original?

OBS: O exemplo citado acima é real, e aconteceu quando eu tinha 10 anos e estava fazendo a Formação Católica com a turma de escola. O curioso é que após o jogo, tentamos rastrear os pontos de falha da mensagem criança por criança, e eu acabei discutindo com minha colega do lado que insistiu que a frase certa era "A lâmpada da história se chama Cláudia" enquanto que eu insistia que ela tinha me dito que "A lâmpada da história se chama Júlia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário